quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Diálogo


"Por vezes a palavra representa um modo mais acertado de se calar do que o silêncio."
Simone de Beauvoir

Muitas pessoas optam pelo silêncio quando desejam manifestar suas revoltas ou seus protestos, outras optam pela palavra para se calar. Esta última é a mais utilizada nas situações que requer decisões imediatas ou soluções finais.

Dialogar é um ato preciso e eficaz que permite, através da palavra, calar os problemas e as situações da vida que não podem mais progredir. Manifestantes egípcios estão fazendo uso da palavra para calar definitivamente o absurdo do abuso autoritário. Não se pode querer silenciar a voz do povo. A voz de uma sociedade é a representação do conjunto cultural, político, moral e sobretudo, social. As pessoas não podem ficar distantes e alienadas numa sociedade de transformações globais em pleno século XXI, onde toda forma de comunicação e desvelamento humanitário já deveria estar selado pelas oportunidades de dialogar, construir e participar das diretrizes de uma nação.

Silêncio, neste contexto, somente para as múmias, que devem repousar definitamente com os seus estigmas autoritários das administrações faraônicas.

Cristiano Oliveira

Nenhum comentário: