segunda-feira, 10 de novembro de 2014

INCLUSÃO





Inclusão é quando somos capazes de aceitar o outro independentemente do que ele é, conforme ele se manifesta, de acordo com suas capacidades, abrindo estrada para que ele possa ir e vir.


A inclusão acontece quando o meu Eu se coloca diante do Eu do outro e se permite encontrá-lo. Quando nossos “eus”, mutuamente, se permitem  conVIVER, sem reserva alguma de condicionabilidade.


Para estar em inclusão não é permitido que se exija condições, elabore regras e muito menos estabeleça diferenças. A diferença distancia e a distância é o afastamento.

Incluir é amar, é acolher, olhar, abraçar. É estar junto, mesmo que no primeiro momento não se compreenda o que fazer. O primeiro ato da inclusão é dar ao outro um espaço dentro de nós mesmos. Só podemos nos acolher na inclusão, se se primeiramente eu for o sujeito de inclusão e se eu conseguir me incluir por primeiro. 

Cristiano Oliveira

Nenhum comentário: