quinta-feira, 12 de maio de 2011

8º Congresso de Iniciação Científica

Dia 18 de Maio - 21h00 – O LUGAR DE ONDE FALA CORA CORALINA NA OBRA: “POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS

Cristiano José de Oliveira
Orientadora - Profª Drª Mirian dos Santos

Univás promove 8º Congresso de Iniciação Científica
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizará nos dias 17 e 18
de maio, o 8º Congresso de Iniciação Científica
que este ano debaterá sobre "Qualidade em Pesquisa e Desenvolvimento Social", com a presença de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior de Pouso Alegre e região.

A solenidade de abertura acontecerá no anfiteatro da unidade Central, a partir das 19h. A primeira conferência será sobre "Qualidade em Pesquisa e Carreira Acadêmica", ministrada pelo professor Fábio Herbst Florenzano, da Universidade Federal de Alfenas. Na sequência o tema será "Pesquisa e Desenvolvimento Social", apresentado pelo professor Osmar Aleixo Rodrigues Filho, membro da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

Já no dia 18 de maio, as atividades acontecerão no prédio das Administrações na unidade Fátima da Univás. Este ano, o Congresso de Iniciação Científica da Univás promoverá pela primeira vez oficinas para os alunos de graduação e pós-graduação da Univás, no período de 18h40 às 20h.

Os temas serão: "Qualidade em pesquisa: o sistema Qualis/CAPES" , conduzida pelo professor Francisco Eduardo de Carvalho Costa, doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo, docente do curso de Ciências Biológicas da Univás; "Ética em pesquisa - princípios e funcionamento", apresentado pelo professor José Vítor da Silva, doutor em Enfermagem, docente do curso de Enfermagem da Univás; "Os Programas de Pesquisa PROBIC, PIBIC, PIVIC e BIC-JR na Univás" ; ministrada pelo professor Manoel Araújo Teixeira, doutor em Biotecnologia, docente do curso de Ciências Biológicas da Univás.

Haverá também as oficinas: "Qualidade e metodologia da pesquisa científica" , apresentado pelo professor João Baptista de Almeida Junior, doutor em Educação, docente do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás; "A elaboração do artigo científico (Ciências Humanas)" , conduzida pela professora Mirian dos Santos, doutora em Comunicação e Semiótica, docente do Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás; "A elaboração do artigo científico (Ciências da Saúde)" ministrado pela professora Beatriz Bertolaccini Martinez, doutora em Ciências Médicas e Biológicas, docente do curso de Medicina da Univás.

Acontecerá também a oficina "O Sistema de Curriculum Lattes do Cnpq (preenchimento)" conduzida pelo professor Nelson Lambert de Andrade, mestre em Ciências da Linguagem, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univás e pela professora Neide Pena Cária, mestre em Ciências da Linguagem, coordenadora dos cursos Lato Sensu em Gestão Educacional da Univás, que será realizada no Laboratório 2 de Informática, no Prédio da Biblioteca da unidade Fátima.

Após as oficinas, às 20h15, terão início as sessões de apresentação das Pesquisas de Iniciação Científica, totalizando mais de 130 trabalhos nas modalidades de pôster e oral.

Nenhum comentário: