quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TOQUES NATALINOS

3. O Presépio – lugar da simplicidade e humildade

O que nos mostra o presépio? Uma montagem pra recordar o nascimento de menino Jesus, feito por São Francisco de Assis em 1223, homem de humildade e pobreza, o presépio é o lugar do encontro de Deus com a humanidade.

O menino Jesus é o centro. À sua volta José e Maria, e na contemplação da Luz da vida, os pastores e animais que moravam na estrebaria.

Figura simbólica do Natal, o presépio, com suas personagens e símbolos representa a simplicidade da chegada de Deus, Verbo que se encarna para trazer a nós a Salvação e a Vida. Jesus, na sua infinita humildade nos diz que não veio para ser servido, mas para servir. “Porque a humildade é a essência da vida”.

Todos nós somos convidados a montar o nosso presépio neste tempo natalino. Primeiramente, colocando Jesus como centro de nossa vida. Convidando Maria e José para trazer Jesus para nós e fazer morada em nossa casa. Trazer a presença dos anjos para anunciar a Boa Nova de Jesus e boas energias para 2012. Trazer a estrela de Belém para iluminar o nosso pensamento, para os bons atos de amor e fé. Nas figuras, dos pastores e dos animais, a simplicidade daqueles que transitaram e transitam o nosso caminho, principalmente os nossos amigos. Estes devem estar em nosso presépio.

Natal! Momento de montarmos o nosso presépio pessoal. Precisamos trazer a simplicidade e humildade, para a celebração do momento mais sublime do mundo e anunciar aos cantos do universo: “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).

Nenhum comentário: