quarta-feira, 9 de maio de 2012

INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO



           Pensar a educação nos tempos atuais é uma tarefa árdua que exige muito mais do que um exercício racional, deve pensá-la a partir do coração. Os desafios pedagógicos são cada vez mais visíveis e difíceis e, vão surgindo a partir das exigências sociais e culturais, que norteiam a evolução global.
           O papel pedagógico dentro da escola deve pautar-se por uma compreensão de mundo que procure atender à criança em toda a sua constituição seja familiar, psicológica, afetiva e/ou comunitária.
           O pensamento é um instrumento pelo qual o ser humano modifica o seu mundo e o seu exterior. Este processo é complexo. Pensar é elaborar e organizar sínteses complexas de significados a partir de processos afetivos e cognitivos.
         No desenvolvimento da pessoa humana, enquanto detentora do conhecimento faz-se necessária a integração do pensar, sentir e agir, sempre focados numa mesma direção. A consciência da interdependência destes três aspectos pode ser a chave para compreensão de nós mesmos, da descoberta do novo mundo e de outras pessoas.

(Trecho da palestra: A interdependência do pensar, sentir e agir; integração dos aspectos cognitivos no desenvolvimento pedagógico, a partir da obra literária “O mágico de Oz”.
Prof. Cristiano Oliveira
            
            

Nenhum comentário: